top of page
WANDERA_21.webp
WANDERA_22.webp
WANDERA_23.webp
WANDERA_14.webp

“Mas eu vou com calma, sabedoria, pra não atropelar, 

mas eu tô bem, tô indo.”

E para nos encher de orgulho do seu trabalho diferenciado, que tão merecidamente desbrava o mundo.

Wandera Jones é uma potência exuberante, que veio para marcar BH com sua força e doçura.

WANDERA_12.webp

Uma diva

Antara Gold

Um suco

Abacaxi

Não vivo sem

Meu marido

BH é

Tudo

Um sonho

Ir pros Estados Unidos

Um medo

Ficar sozinho

Ser drag é

Tudo na vida

Wandera Jones por Wandera Jones

impecável (risos)

Encontre Wandera Jones:

insta.webp

como Alien, O Predador, X-Men, Avatar e, por isso, sempre elabora números dentro do tema.

“Depois eu vi

o poder da
Wandera Jones,

O nome, porém, surgiu como uma adaptação feminina de Wander, o artista por trás da drag. Assim nasceu 'Wandera Felina'. Mais tarde, um amigo sugeriu a mudança para 'Jones', como uma homenagem à Grace Jones, pois, na época, Wandera tinha semelhança física com a modelo e fazia trabalhos com as músicas dela.

que é um nome forte.”

WANDERAB_1.webp

Foto: Victor Piroli

camera.webp

Wandera teve sua origem em Nova Lima, quando houve uma quermesse na cidade e ofereceram a ela uma oportunidade de se apresentar como atração do evento, para realizar algo diferente, fora do comum. Então, juntou-se aos amigos e começou a se montar, algo que aconteceu de forma natural, pois a vontade de ser drag já estava presente. Além disso, Wandera sempre teve uma veia artística, sendo artista plástica e demonstrando criatividade desde a infância.

WANDERAB_4.webp

Foto: Reprodução/Facebook/@wanderjones

camera.webp
WANDERA_8.webp

Wandera é presidente da escola de samba Bem-Te-Vi da Serra e atende clientes interessados em seu design de figurinos. Ainda, suas performances são caras e chamam tanta atenção que o início da carreira de Wandera engatou, justamente, porque começou a encher as festas por onde passava. Uma habilidade que perdura até hoje. Tanto é que, mais recentemente, foi enaltecida internacionalmente por Acid Betty, participante da 8ª edição do reality show RuPaul 's Drag Race, que a viu performar nas redes sociais por meio de um vídeo viral.

“Eu sou a drag que não precisa sair de Minas pra ir pra fora,

a Wandera vai sozinha. 

É pisar no palco que eu sinto muito abraçada, me sinto muito amada por todos, sabe? É muito gostoso. [...] Nem sempre a gente agrada, né? Mas desde o início, sempre tive uma recepção muito boa do público.”

Por isso, para Wandera Jones, estar no palco é libertador e uma relação de muito amor, divertimento e realização, que acaba compensando seus sacrifícios e a falta de investimento na cena belo-horizontina. Nossa queen é apaixonada pela capital mineira, mesmo tendo se mudado recentemente para São Paulo, em busca de novas oportunidades. 

WANDERA_9.webp

Não à toa, seu palco favorito ainda é o Rancho Bill, um dos clássicos da velha-guarda da cena drag belo-horizontina, onde trabalha há mais de 15 anos. Com uma estrada longa atrás de si, Wandera nos narra sobre a época em que existir como drag só era possível em guetos, em lugares fechados e nichados, sempre correndo um risco grande de violência. Dessa forma, fica imensamente feliz em poder habitar lugares distintos, fazer trabalhos que fogem do comum e alcançar novos públicos.

“Se você pegar uma drag antiga e pegar uma nova, você vê que a drag antiga consegue fazer coisas que a novinha não consegue fazer, eu sinto falta disso,

WANDERA_10.webp

o conhecimento dessa arte, da nossa cultura.”

“Eu tô morando em São Paulo mas

Por isso eu não tô dando um adeus, tô dando um ‘até logo’ (risos). Belo Horizonte para mim é a minha casa, tudo que eu tenho hoje eu consegui por Belo Horizonte.”

meu coração é de Belo Horizonte.

Foto: Victor Piroli

camera.webp

Foto: Reprodução/Instagram/thaleshgs

camera.webp

Envolver-se com a cena drag queen de Belo Horizonte e não conhecer o seu nome e o seu impacto, é praticamente impossível. Wandera Jones é indestrutível e não é exagero dizer que não há ninguém que faça o que ela faz. Com mais de 32 anos de carreira, é reconhecida por suas performances chamativas, tecnológicas e inovadoras. Quando entra no palco com seus figurinos enormes e pesados, faz chover, faz flores desabrocharem, bate asas, apresenta momentos icônicos, tudo com um olhar penetrante e um lip sync de tirar o fôlego.

Nossa drag queen mineira é calma, observadora e se inspira na música e em expressões artísticas andróginas, como shows de estilo Vitrine Viva, comuns nos anos 80 e 90.

Contudo, sua principal referência são filmes de ficção científica, 

“Eu nunca tive uma dor de cabeça maior
que eu não pudesse

realizar junto com
os meus amigos.”

Wandera nunca teve uma mãe drag, mas sempre pôde contar com o apoio de amigos e de pessoas que acreditaram na sua arte. E olha… não foram poucas! A maior dificuldade sempre foi a financeira, a falta de recursos. Entretanto, nossa queen conta que teve muitas portas abertas desde cedo, recebendo inclusive patrocínio de um amigo para ajudar a fazer seus looks e as festas. 

 

Com peças que ela mesma confecciona, Wandera traz seu amor pela ficção para os palcos e comove sua audiência. Sobretudo depois de conhecer seu marido, que é engenheiro e sempre foi um fortíssimo aliado na elaboração mecânica de suas ideias complexas e mirabolantes.

A categoria é...

pioneira tech

porque é aí que eu me realizo, que eu me sinto feliz. Estar perto das pessoas, mostrar pra elas o meu trabalho. Não importa o quanto que eu gasto, quanto que eu perco, só sei que eu me sinto muito bem, me sinto realizado.”

São muitas conquistas, desafios e histórias para contar sobre a jornada de Wandera, por isso, o coração da nossa drag queen belo-horizontina transborda uma gratidão imensa pelo que teceu ao longo dos anos árduos de arte e trabalho. Porém, mesmo com a celebração de tantos sonhos realizados, eles seguem longe de se esgotarem.

“Eu tenho 53 anos e até hoje eu não consegui sair disso, 

Por esse motivo mudou-se para São Paulo, para ir de encontro com uma maior visibilidade midiática e tocar mais pessoas e novos espaços. Também, Wandera continua se desenvolvendo e se profissionalizando, aperfeiçoando ainda mais suas técnicas artísticas e tecnológicas. Além disso, está montando uma outra escola de samba na cidade de Nova Lima, tem esperança de um dia fazer parte do Drag Race e, quando o momento certo chegar, tem o grande sonho de ir para os Estados Unidos.

WANDERA.webp
WANDERA_2.webp

“Estar no palco é libertador.
Você passa por problemas fortes,

aí você vai pro palco e as
pessoas conseguem te libertar

WANDERA_13.webp
wandera.gif
WANDERA_6.webp

e meu marido falou “conseguimos”. A gente foi no ferro velho, ele comprou o equipamento que sobe e a gente começou a adaptar isso pro meu trabalho.”

“Na época, eu tinha ganhado um carro, um Pointer e eu comecei a apertar o botãozinho e o negócio foi levantando devagarinho. Eu falei:

‘eu consigo esse movimento

pros meus trabalhos?’, 

WANDERA_7.webp
WANDERAB_2.webp
WANDERAB.webp
CHARLOTTE_9.webp

Foto: Carlos Sacchi

camera.webp
WANDERA_24.webp

Foto: IvanFalcon

camera.webp

Foto: IvanFalcon

camera.webp

Foto: Ivan Falcon

camera.webp

Foto: Reprodução/Instagram/

@rancho.bill

camera.webp
bottom of page